image

image

image

Hoje iniciámos a nossa grande aventura. Como nenhum de nós é grande madrugador, “só” acordámos por volta das 7h30. Digo só porque dividimos o quarto com mais 4 pessoas e quando acordámos já só estávamos os 3.
Tratámos da alimentação, com a primeira prova dos suplementos fornecidos pela Evo Nutrition. Pode ter sido apenas um factor psicológico mas a verdade é que chegámos ao final da etapa sem aquela sensação de cansaço que seria de esperar al fim da etapa de hoje.
Eram cerca das 9h30 quando saímos do albergue. Levámos cerca de 30 minutos até conseguir por as bicicletas no ponto, naquele que foi o primeiro contratempo do dia (o Ricardo teve alguma dificuldade na pressão dos pneus e da suspensão, atendendo ao peso extra da mochila).
Nada nos fazia pensar que esta etapa ia ser recheada de surpresas. O Óscar começou o leque de problemas logo numa das primeiras subidas: um dos “cornitos” cedeu e foi necessário recorrer a algum engenho para resolver a questão. Deslocámos o punho um pouco mais para dentro para fixar o cornito e descentrámos o guiador propositadamente para compensar isso.
Mais tarde, num dos primeiros trilhos de terra, enquanto o Ricardo posava para a foto tombou para um dos lados, caindo sobre a vegetação que amparou a queda. 30 metros mais tarde apercebeu-se que não tinha consigo o aparelho de GPS. Numa consulta rápida à foto percebemos de imediato que o gps tinha caído no tombo. Seguiu-se uma busca desenfreada no mato onde aconteceu a queda, com direito a limpeza da mata com recurso a uma faca de características militares que o Ricardo trouxe. E lá estava o aparelho, por baixo de um tufo de erva.
Chegámos a Roncesvalles por volta das 15h, com imensas paragens pelo caminho e cheios de vontade de almoçar. Com os restaurantes cheios, não nos restou outra alternativa senão continuar até à próxima localidade para encontrar algo. 2 quilómetros mais adiante encontrámos um restaurante agradável, onde comemos um belo almoço.
A maior surpresa chegou às 17h. Levámos para o albergue para informar que estávamos a caminho quando nos informaram que deveríamos ter teléfonado mais cedo e que por isso a nossa reserva ficou sem efeito. Após conferenciarmos, optámos por continuar até Zubiri e procurar alojamento na hora. Para nossa sorte ficámos alojados no albergue municipal, no pavilhão, com todas as condições e por quase 1/3 do custo.
Para terminar o rol de azares, a uns 6 quilómetros de Zubiri o Óscar furou, mas rapidamente tratamos de resolver isso.
A viagem ainda agora começou, mas já se pode dizer que está a ser uma aventura fora de série. As paisagens são lindíssimas e fizemos trilhos fantásticos, em caminhos ladeado por árvores e vegetação verdejante.
Amanhã espera-nos outra etapa, menos intensa na altimetria mas mais extensa na distância. É hora de repousar e recuperar forças para estarmos a 100% amanhã.

rumoasantiago.com

6 Comentários

  1. Vaya Óscar:
    Al final parece que tenía razón y parece que vas a necesitar más cámaras…. ja,ja,ja!!!

    Descansad bien, que mañana hay más (en Pamplona pasais por la calle Jarauta y ya sabes a lo que me refiero…).

    Carlos

  2. Peregrinos… uma etapa já está no papo… e cheia de pequenos contratempos! Coisas de peregrino!!! Eheheh! Desejo-vos um melhor dia amanhã!

    Aproveitam e sigam a seta que Santiago de Compostela já esteve mais longe!!

    Abraço
    João Valente

  3. Aproveitem bem o caminho!!!
    Se sairem mais cedo, provavelmente chegam mais cedo ao albergue, é mais facil encontrar lugar e sobra mais tempo para descansar.
    Vão por mim.
    Bom Caminho.

    • O problema é conseguir / querer sair cedo :). Mas como temos tudo reservado há alguns meses, é só não nos esquecemos de contactar os albergues no dia anterior

  4. Começa bem a vida de PEREGRINO by byke.
    Calma, muito mais irá acontecer, o 1º dia tão recheado de “aventuras” o descanço é sempre merecido e reconfortante.
    Pedaladas boas,
    casf

  5. Boas amigos A aventura começou e pelos vistos em grande estilo! Só vos desejo – Buen Camino!

Deixe um Comentário