Já começa a sentir-se a proximidade de Santiago de Compostela. A distância que nos separava hoje de manhã de Santiago já estava próxima dos 100 quilómetros e isso começa a notar-se no Caminho.
Tratando-se da localidade mais próxima dos 100 quilómetros de distância de Santiago, Ourense é o ponto de início de Caminho de muitos peregrinos. O Caminho estava hoje, por isso mais concorrido, ainda que sem a quantidade maciça de peregrinos que vemos em Caminhos como o Francês ou até mesmo o Português abaixo desta marca dos 100 quilómetros.
Deixámos Ourense pela manhã, já a sentir o calor que se faz sentir nesta cidade. Já dura a tarde de ontem os termómetros registavam temperaturas acima dos 40°C em Ourense e a temperatura de hoje às 6h30 da manhã dispensaram o corta vento e mangas do costume.
Mas a temperatura havia de subir ainda mais daí a pouco. Estando a cidade de Ourense a uma cota bastante baixa, ao nível do rio Minho (a cerca de 150 metros de altitude), os primeiros quilómetros foram de subida bem intensa. Esta primeira parte coincide com o Camino Real, dividido entre empedrado, paralelos e calçada romana que, para fazer em bicicleta, exige algum fôlego e equilíbrio.
Ultrapassada esta secção do Caminho, entramos em terra batida. Começámos a avistar os peregrinos a pé mais madrugadores que nós, que nos incentivaram enquanto trepávamos algumas das rochas que compõem esta zona do Caminho.
A partir daí e até Cea fomos alternando entre estradões e trilhos dentro de floresta.
Chegámos a Cea por volta das 9h30. Este era o nosso destino inicial para a etapa de hoje, mas com o adiantar de distância que temos vindo a acumular nestes últimos dias, com pena nossa deixamos para trás a localidade onde se come o melhor pão de Espanha.
Mas antes de deixar Cea aproveitámos para fazer um pequeno lanche. É nessa altura que surge o Jordi, o nosso amigo ciclista catalão com quem nos temos cruzado diariamente desde Zamora.
Seguimos viagem e desta vez, em vez de optarmos pela variante de Oseira (que já tinha percorrido em 2012 em bicicleta e também em 2014 a pé), escolhemos ir por Piñor.
Em conversa prévia com o Jordi estávamos convencidos de que seria uma variante essencialmente por estrada… Não poderíamos estar mais enganados. Esta variante leva-nos ao longo do trilhos mais a oeste muito bonitos e remotos. Além disso, apresentam também um nível de dificuldade de esforço bastante elevado, uma vez que as descidas intensas iniciais pagam-se caro posteriormente. Ainda assim, para quem se faz deslocar de bicicleta, esta variante é a mais adequada por ser permitam ciclável em praticamente toda a sua extensão (o mesmo não sucede com a variante de Oseira).
Voltamos a encontrar o trilho comum em Castro Dozón. Daqui até Silleda o percurso é mais do mesmo: um constante sobe e desce por frondoso bosques. E porque a máxima “Camino es Camino” continua de pé, essa opção fez-nos ainda apear em alguns caminhos onde o piso feito de grandes pedras escorregadias por onde passa água corrente e existe alguma lama “suspeita”.
Um pouco antes de Laxe somos confrontados com uma senhora aflita em busca de um cão. Trata-se de um labrador preto de 4 meses que, segundo a dona, tem por hábito seguir com os peregrinos que passam e que estaria perdido hoje. Depois de uma troca de números de telefone concordámos telefonar caso avistássemos o cão, o que infelizmente não sucedeu.
Terminámos a etapa com um pouco menos de 70 quilómetros e mais de 1600 metros de acumulado. Embora o percurso seja agora tendencialmente a descer até Santiago de Compostela, o constante sobe e desce faz-se sentir nos números… E nas pernas.
Em Silleda desta vez ficámos pelo albergue Santa Olaia, que fica num antigo colégio. É um grande albergue, com vários quartos de 4 lugares (alguns ligeiramente maiores que isso), num total de 65 lugares. Atendendo a que só estamos nós e um outro peregrino, parece-nos que muitos dos que optam por dormir em Silleda se decidem pelo que vão encontrando em grandes cartazes nos quilómetros que antecedem a cidade, ou na “cantiga” de pessoas que aguardam em pontos estratégicos no caminho para passarem a palavra sobre um ou outro albergue turístico.
Amanhã é a derradeira etapa até Santiago. Agora com apenas 40 quilómetros para completar, vamos fazer una etapa relaxada que, com as nossas previsões, terminará ainda durante a manhã / meio dia.