A CP parece fazer questão de impedir que grupos pequenos se desloquem no Sud Express transportando bicicleta. Como alguns aventureiros já constataram, o transporte de bicicletas só é autorizado nos compartimentos Cama Turista. Estes compartimentos albergam um total de 4 pessoas, no entanto a CP só autoriza 2 bicicletas por compartimento. Como para já somos só duas pessoas a partir de Portugal, estamos a falar de um custo de 240EUR só para a viagem até Hendaye, a que acrescem os custos dos comboios Hendaye-Bayonne e Bayonne-Saint Jean Pied de Port. Esta informação foi confirmada pela linha de apoio ao cliente da CP.
Feitas as contas, e tendo a amável disponibilidade de quem nos transporte em automóvel, esta opção compensa quer no custo repartido da viagem, quer no tempo da mesma.
Por isso, e caso haja mais alguém que pondere esta hipótese, deixo aqui o possível percurso para a viagem de automóvel sem recorrer a auto-estradas portajadas (as “auto-pistas”) em Espanha. Marquei o percurso com início na fronteira de Vilar Formoso não só porque é a que vamos atravessar, mas porque é a mais central do país e provavelmente a que muitos utilizarão numa viagem destas.
O percurso em Espanha é todo feito em auto-via (auto-estradas sem custos de portagem), com excepção de um troço a seguir a Burgos e, obviamente, o troço da ligação final de Pamplona até Saint Jean Pied de Port, ambos feitos em estrada nacional.
Ver Percurso em automóvel de Portugal até Saint Jean Pied de Port num mapa maior
Pois é, um dos problemas que me stá surgir é exactamente o transporte. O alojamento individual para poder levar a bicicleta custa 184€ acrescido das legações até Saint Jean Pied de Port.
Por isso é que optámos por esta solução. O ideal era arranjares um companheiro de viagem para dividir os custos e alguém com disponibilidade para vos ir lá levar de carro. Compensa em todos os aspectos.
Há um outro aspecto importante: essa tarifa a que te referiste diz respeito à Cama preferente – single. Certo? Confirma bem junto da CP se podes levar a bicicleta nessas condições, porque de acordo com a linha do cliente e com o que está no site, só é possível transportar bicicleta nos compartimentos familiares.
Penso que há maneira de contornar esta situação. Estive a ver o site da Renfe e autorizam que cada passageiro possa levar até 3 “bultos” (pacotes) de mão até 20kg e que não excedam entre lxaxc 250cm. Ora uma bicicleta desmontada dentro de uma caixa não se pode considerar um pacote de mão?
Creio que as condições da Renfe são as mesmas (http://www.renfe.com/viajeros/info/bicicletas.html). Vê aí o que eles falam sobre viagens de longa distância (que é o caso do Sud Express). Segundo o texto nessa página, bicicleta só em compartimento cama quando adquirido em regime familiar e limitado a 2 bicicletas por compartimento. Em todo o caso, há sempre o risco de nos barrarem na CP, mesmo que na Renfe sejam um pouco mais permissivos :(.
Pois, um problema, ainda por cima para quem viaja sozinho. Já não bastam as dificuldades do Caminho, agora mais estas regras…
A ir sozinho, se calhar mais vale enviar a bicicleta por correio (DHL ou similar) para o ponto de partida (é uma questão de combinares isso com o albergue onde vais ficar no 1º dia, se a tua ideia for descansar antes de arrancar) e usar o comboio sem transportar a bicicleta. É capaz de ficar mais barato.
Percorri sozinho o Caminho Francês no ano passado e relativamente à questão do transporte até S. J. Pied du Port existe a opção de apanhar “boleia” de um camião. Existem dezenas de camiões com destino a Hendaye diariamente e contactando uma empresa de transportes internacionais não costumam colocar dificuldades. Foi assim que fiz.
Abraço e Buen Camino