Etapa 13: Boimorto – Santiago de Compostela

Colocado em 8 de Agosto, 2013 | 0 comentários

O primeiro dia D, a primeira chegada a Santiago, ocorre hoje. Com a nossa programação das etapas, tínhamos apenas 50 quilómetros pela frente para realizar, por cima sem grande dificuldade em termos de terreno.
Imprevisto do dia: a roupa que tínhamos lavado no dia anterior, praticamente toda (à custa da chuva) estava literalmente ensopada. A manhã estava especialmente fria, pelo que não poderia haver nada mais desagradável do que vestir roupa molhada.
Segundo imprevisto do dia: procurámos em 3 cafés diferentes para encontrar um sítio onde tomar o pequeno almoço. Estranhamente nenhum desses estabelecimentos tinha sequer pão para torradas. Solução da manhã: comprar o pequeno almoço no supermercado, que, consequentemente, foi bem reforçado.
Depois de tratarmos dos aspectos logísticos do alojamento em Santiago, começámos a viagem.
Em poucos quilómetros chegámos a Arzúa, onde o Caminho do Norte se une ao Caminho Francês. A partir daí o ambiente mudou completamente, com verdadeiras multidões de pessoas a fazer o Caminho, muitos grupos organizados e muita gente a caminhar sem qualquer tipo de carga. Tipicamente é nos últimos quilómetros que encontramos pessoas que exteriorizam mais a sua religiosidade, o que é um pouco contraditório atendendo ao sacrifício que muitos fazem ao caminhar desde o inicio do Caminho Francês.
Foi interessante reconhecer alguns dos locais por onde já tinha passado em 2011. A subida ao cimo do Monte do Gozo foi sem dúvida uma memória viva, dado que é o ponto mais alto mesmo antes da Praça do Obradoiro.
A chegada à praça foi feita em grupo, com os nossos amigos internacionais. Sentimos a falta do José Maria, que por não aguentar o ritmo que levávamos, acabou por decidir fazer mais uma etapa para chegar a Santiago.
Como sempre, a chegada é sempre emocionante, com a multidão de gente que celebra o fim se uma grande viagem. Esta emoção foi este ano, contudo, sentida de forma um pouco diferente, uma vez que na realidade esta chegada a Santiago foi apenas mais uma etapa na nossa viagem, que seguirá amanhã em direcção a Muxia. Desconfiamos que a nossa segunda chegada a Santiago será bem mais sentida, por ser a última vez que cruzamos a Praça do Obradoiro.
A Compostela já está emitida e em breve daremos notícias deste novo Caminho que vamos descobrir este ano.

image

image

image

Deixe um Comentário