Depois de bastantes etapas em que o esforço físico foi bastante intenso, a etapa de hoje surgiu praticamente como um descanso. Fizemos cerca de 75 quilómetros, mas com uma altimetria que permitiu imprimir um ritmo relaxado e acessível.
Já saímos um pouco tarde do local onde pernoitámos no dia anterior, dado que após a etapa dura de ontem descansar foi a a palavra de ordem.
Tomámos o pequeno almoço no mesmo local onde tínhamos jantado no dia anterior. Uma sandes reforçada foi tudo quanto bastou para nos suportar por muitos  quilómetros que enfrentamos de seguida.
O percurso de hoje ainda nos brindou com alguns trilhos bem divertidos, com mata bastante fechada que nos transmite uma sensação de velocidade bastante intensa.
Os trilhos aproximavam-nos e afastavam-nos do mar, ameaçando aquilo que se vai seguir nas próximas etapas: seguir em direção a sudoeste, pela Galiza a dentro.
O final da etapa foi antecipado em 6 quilómetros, pelo simples motivo de que o único albergue disponível em Ribadeo já estava completo ao final da manhã, altura em que o contactámos para confirmar a disponibilidade.
A marcação desta etapa (que nos levou desde Cadavedo até Col) tem algumas incongruências. Além disso, há que ter especial atenção à marcação de um percurso alternativo que passa por Tapia e que nos afasta do caminho principal, deixando-nos posteriormente sem setas para seguir de novo em direção ao caminho principal. No nosso caso seguimos essa alternativa sem intenção é valeu-nos a marcação em gps para nos conseguirmos orientar.
No plano mecânico,  a máquina do Frazão revisitou um furo que se tinha manifestado no dia anterior. Eu também tive o meu primeiro azar de furos, quando finalmente a roda da frente cedeu aos inúmeros espinhos que temos pisado (os trilhos deste Caminho estão pejados de silvas).
A chegada ao destino ocorreu por volta das 19h30, tempo suficiente para encontrar o albergue municipal (situado numa antiga escola primária), tomar um duche e jantar.
Amanhã enfrentaremos uma etapa também bastante dura, que nos vai mostrar o que é a dureza da Galiza e que concorre diretamente com a dureza do país basco. Voltaremos ao contacto dentro de 24 horas, que o sono instalado já não permite mais.

image

image

Um Comentário

Deixe um Comentário