O sucesso da travessia do Caminho Francês de Santiago em 2011 cedo fez adivinhar que o projeto Rumo a Santiago estaria muito longe de parar por aí.

Os planos para uma nova viagem começaram a ser delineados pouco tempo após a travessia do Caminho Francês. Perante as várias opções que se colocavam e que implicavam subir um pouco mais a fasquia quanto à extensão da viagem e desafio físico, a opção recaiu sobre a Via de La Plata que, como os mais conhecedores destes assuntos do Caminho de Santiago sabem, é o caminho que tem tem início em Sevilha, correspondendo ao mais longo Caminho de Santiago (prolonga-se em mais de 1000 quilómetros até Santiago de Compostela).

Existem duas variantes após Zamora, em que uma delas ruma em direção ao norte, juntando-se ao Caminho Francês em Astorga, e a outra segue na direção noroeste (chamada de Variante Galega ou Caminho Sanabrês). Como o Caminho Francês ainda está fresco na memória, o Caminho Sanabrês será a opção a seguir.

Para poder desfrutar convenientemente da experiência do Caminho, o percurso irá ser realizado em cerca de 16 etapas, cujo planeamento está em fase de ajuste para garantir etapas com distâncias e desníveis acumulados exequíveis.

Não poderíamos também deixar de parte a vertente de solidariedade que este projeto tem. Em 2012 voltamos a apoiar a entidade que abraçámos em 2011, lançando uma nova campanha para ajudar a Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro). Os moldes dessa campanha ainda estão a ser ultimados à data da redação deste texto e será divulgada tão brevemente quanto possível.

Em finais de Julho iniciaremos mais uma aventura que se avizinha grandiosa. Esperamos poder contar com o apoio de todos aqueles que têm acompanhado este projeto e que, de alguma forma, se identificam com ele.

É então desta forma sucinta que desvendamos um pouco mais da aventura de 2012, batizada de forma muito apropriada como “Rumo a Santiago 2012 – Mil quilómetros para Acreditar”.

Buen Camino!