Etapa 9 – a voar pelas planícies 

Posted on 17 de June, 2017 | 0 comments

Sábado, 17 de Junho. O gráfico de altimetria para hoje não enganou: com um percurso tendencialmente em descida, salpicado por subidas pontuais que são facilmente transponiveis, foi possível fazer uma etapa sem grande stress ou dificuldade.

O despertar foi antecipado em 15 minutos (4h30 da manhã, hora portuguesa), para permitir estar a rolar aos primeiros raios de luz. A logística de arrumar a mochila, preparar e tomar o pequeno almoço e tratar de pequenos pormenores da bicicleta tomam sempre 1h a 1h15, daí que antecipação. Além do mais é já um exercício de preparação para o próximo dia 24, em que deverei começar a pedalar por volta das 4h da manhã (com a ajuda de um kit de luzes), para a grande etapa.

Hoje foram-se poucos os peregrinos com que me cruzei. Contudo, numa das planícies (longas planícies) que esta etapa tem cruzei-me com um peregrino que está a fazer a Via de la Plata desde Sevilha e com quem troquei uns minutos de conversa.

Pelo meio, salvo erro a caminho de Mombuey, passei naquilo que deve ser o paraíso dos coelhos :). À minha frente estavam constantemente a saltar e à atravessar o caminho e aqueles que não se viam, faziam-se ouvir na vegetação seca.

A chegada a Santa Croya de Tera deu-se por volta das 12h e hoje, não obstante o facto de haver condições para seguir (e poupar alguns quilómetros à etapa de amanhã), tratando-se do albergue Casa Anita nem pensei em continuar. Este albergue tem sido sempre muito confortável e são sempre simpáticos com os peregrinos. Ainda assim esteja ano parece ser um pouco atípico: o albergue tem bastante gente (até um peregrino de burro!), ao passo que ha exatamente um ano partilhámos o quarto com apenas mais um ou dois peregrinos. Infelizmente o albergue já não serve refeições, que era um dos pontos fortes (para além de ser uma boa oportunidade para conversar com outros peregrinos, a comida era deliciosa!).

Pelo albergue estão hoje vários “bicigrinos”, acompanhados por viaturas de apoio, contrastando com a maioria dos bicigrinos que já vi ao longo deste Caminho.

Por pontaria nas datas, hoje é novamente dia de festa na freguesia (estive aqui há exatamente um ano). Por isso espera-se alguma animação pelas povoação. Seguimos porventura virem a fazer este Caminho nesta altura, não vos recomendo o albergue municipal, dado que fica no epicentro da festa (pelo ruído e eventuais desacatos típicos).

Já agora, Santa Croya de Tera tem uma praia fluvial espetacular. Se vierem com tempo e disposição, tragam vestuário apropriado :), com este valor vale muito a pena!

Bom Caminho








Leave a Comment