Etapa 10 – Agora sim, na direção de Santiago 

Posted on 18 de June, 2017 | 1 comment

Domingo, 18 de Junho 

Último dia no Caminho Sanabrês. Depois de percorrer tantos quilómetros pelo Caminho Português, Ecopista do Vouga, Caminho do Interior e Caminho Sanabrês, hoje foi tempo de dar a vez ao Caminho Francês. 

Foi uma etapa excessivamente pautada por estrada. Os primeiros 25-30 quilómetros já sei adivinhavam assim, dado que o meu planeamento até Benavente contemplava bastante estrada, dado que tinha obrigatoriamente que me afastar do Caminho para não descer demasiado a sul. Contudo, a variante da Via de la Plata que segue até ao Caminho Francês é, por si só, muito assente em estrada. E quando não era estrada, eram estradões loooooongos com muita pedra, sem sombra, que se tornam muito desconfortáveis ao fim de algum tempo. 

Mesmo assim houve oportunidade para fazer alguns quilómetros onde provavelmente só os peregrinos a pé se aventuram: trilhos de erva alta, muito estreitos, que deixam sempre no ar a dúvida de onde vai estar o próximo buraco :). 

O lado positivo é que consegui fazer frente aos mais de 100 quilómetros da etapa de hoje até às 13h (hora de Portugal), fruto também da hora muito vespertina a que me levantei hoje. 

A estadia de hoje é no albergue As Águedas, logo a seguir a Astorga. É um albergue com um ambiente muito zen, jantar comunitário e um conjunto de peregrinos muito diversificado. O Caminho Francês tem destas coisas por um lado a massificação está a matar este Caminho lentamente, mas por outro lado vão-se encontrando por aqui estes locais onde o espírito de comunidade muito interessante existe. 

Bom Caminho! 





One Comment

Leave a Comment