A história repete-se ano após ano… chego a Santiago de Compostela depois de um Caminho e começo de imediato a pensar em qual será o próximo Caminho.
O Caminho deste ano foi uma espécie de imprevisto… tinha estipulado que este seria um ano de descanso, mas a verdade é que no início de 2018 a ideia de passar um ano sem pisar os Caminhos de Santiago seria demasiado difícil de concretizar :).
Surge assim a ideia de fazer o Caminho Mozárabe. É um daqueles Caminhos com muitos pontos atrativos, desde a sua história, ao trajeto (que atravessa a Serra Nevada) e também pelo facto de se juntar à Via de la Plata em Mérida, que é um dos Caminhos que mais gostei de fazer até hoje, em bicicleta.
Pelo imprevisto que foi, a sua preparação foi muito diferente de todos os anos anteriores. A logística é a mesma, mas o rigor e o tempo com que foi preparada em nada é igual. Por isso este ano é um Caminho mais dado ao improviso e à incerteza, o que provavelmente até nem é tão negativo quanto isso.
E como não poderia deixar de ser, o cariz solidário do projeto Rumo a Santiago está uma vez mais presente: desta vez, por força das circunstâncias, a pouca disponibilidade não permitiu colocar em marcha toda a dinâmica das campanhas solidárias do ano passado. Contudo, não posso deixar de me associar uma vez mais à Associação Acreditar para promover uma Ação Solidária a favor da Casa Acreditar do Porto, que designo por “Acreditar no Desporto Dá Saúde a Todos” e que visa angariar fundos para a aquisição de material de desporto (uma bicicleta estática e uma passadeira) para equipar uma sala de lazer da Casa do Porto.
Para colaborarem nesta iniciativa basta que acedam ao formulário que a Easypay disponibiliza para a Associação Acreditar e realizarem o vosso donativo. Peço apenas que identifiquem o vosso pagamento com “Rumo a Santiago” no descritivo, se tiverem essa possibilidade, para percebermos no final qual foi o alcance desta iniciativa.