Hoje completámos oficialmente 2/3 das nossas etapas e alcançámos a marca dos 730 quilómetros percorridos.
Estávamos apenas 3 pessoas no albergue. Como sempre, o despertador tocou às 6h20 mas como a luz do dia ainda era ténue e ninguém aparentava ter muita vontade de acordar, acabei por me virar para o outro lado e dormi mais um pouco.
Após um bom pequeno almoço que já tínhamos assegurado no dia anterior, iniciámos a nossa viagem por volta das 9h30.

As paisagens desta parte do Caminho são mesmo completamente diferentes de tudo o resto. O verde é a cor predominante e embora continuemos a ter bastantes estradões para percorrer, já começamos a ter um vislumbre dos single tracks e de caminhos ladeados por árvores e vegetação.
O Frederico saiu uns minutos mais cedo que nós e não voltámos a vê-lo. Esta é uma das características interessantes do Caminho: as amizades efémeras que se fazem e as pessoas que conhecemos e que sabemos que dificilmente as voltaremos a ver, mas que no momento em que convivemos fazemo-lo como se nos conhecêssemos há imensos anos.
A dada altura avistámos ao longe duas bicicletas e pensámos que talvez fossem alguns dos ciclistas que conhecemos em Zamora. Mas estávamos enganados, na realidade eram duas senhoras de Madrid que estão a fazer o caminho desde Zamora até Finisterra. Estivemos todos um pouco parados num ponto onde a marcação das setas é ambígua (tem setas a apontar para os dois caminhos possíveis) até que decidimos seguir a opção que o track GPS nos indicava. Como íamos a um ritmo mais acelerado que as senhoras, seguimos viagem.

O percurso de hoje levou-nos a contornar quase a toda a volta uma grande barragem. Aproveitámos para fazer mais umas fotos onde as Spark 20 que nos acompanham possam brilhar. Vimos também alguma sinalética curiosa relativamente a um café próximo. O mais curioso é que este símbolo surgiu 2 ou 3 vezes sempre com a indicação de 1km e a verdade é que não me recordo de ter visto nenhum café :).
Mais adiante uma parte do Caminho estava a ser partilhada com um típico passeio organizado de btt. A dada altura passa por nós um senhor de bicicleta que rapidamente pára para conversar connosco. Ficámos a saber que é também alguém já conhecedor dos Caminhos, tendo já a Via de la Plata no currículo e está a planear a travessia do Caminho Português desde Lisboa para Setembro próximo.

A título de curiosidade, os calções de btt de estimação do Frazão já estão a acusar não só a idade que têm mas também as lides do Caminho. Se a viagem demorar muito mais tempo, a indumentária do Frazão toma um aspecto um tanto ou quanto duvidoso :).

Mais tarde fizemos a nossa habitual pausa para almoço, onde nos deliciámos com um pão estaladiço e ainda quente quando o comprámos.
O episódio mais curioso do dia surgiu quando estávamos a 8 quilómetros de Puebla Sanabria. Assim que saímos do mato e chegámos a uma povoação, deparámo-nos com um impressionante aparato de pessoas. Logo de seguida, um grupo de crianças veio ter connosco e disseram-nos que nos queriam convidar a comer uma paelha que estavam a preparar. Em conversa com alguns dos idosos que estavam na multidão soubemos que se trata de um almoço que acontece sempre no primeiro domingo de Agosto e que serve de mote para que a população que emigrou para outras regiões de Espanha se consiga reunir todos os anos. Infelizmente a paelha estava demorada e como temíamos que chovesse entretanto, seguimos viagem.

Chegámos ao albergue por volta das 17h. O albergue de hoje (Albergue Casa Luz) é a prova da importância que uma boa recepção pode fazer toda a diferença. Quando chegámos não havia ninguém do albergue para nos atender. Reencontrámos o rapaz alemão, que estava alojado neste albergue e que nos abriu o portão de acesso ao pátio onde iríamos guardar as bicicletas. Depois de uns minutos chegou uma senhora idosa a queixar-se que deveríamos ter tocado à porta ao lado e que não nos deviam ter aberto o portão. A indicação das camas onde iríamos ficar foi também uma confusão que não percebemos muito bem. Em todo o caso, passado algum tempo já estava tudo resolvido.
Após um passeio por Puebla Sanabria e o jantar, regressámos ao albergue para um merecido descanso.

Amanhã vai ser dia de valentes subidas, pelo que o descanso de hoje vai ser muito importante. O nosso quarto tem casa cheia, pelo que vamos ver se a noite é de sossego :).

Até amanhã e Bom Caminho!

Um Comentário

1. olá. Nao tenho seguido muito a vossa “aventura”, mas agora que li este bocadinho bateu uma saudade, uma nostalgia do camino. Boa continuação para vós, tudo a correr bem. é sempre com muito agrado que vamos sabendo de outros pelegrinos!!!BON CAMINO