Começámos hoje a nossa grande travessia do Caminho do Levante. Depois de uma noite de descanso (após imensas noites perdidas para ter tudo em ordem) e de um bom pequeno almoço, seguimos em direção ao destino de hoje: Mogente.
A saÃda de Valência, à semelhança do que é habitual em grandes cidades, implica alguma atenção ao track gps, para além de exigir algum improviso para evitar os vários sentidos proibidos que não afetam quem faz o Caminho a pé.
Embora com mais de 100 km pela frente, não antecipávamos grande dificuldade, mesmo com o acumulado positivo concentrado nos últimos 40km. Foi, contudo, o calor que nos pregou uma grande partida. Os mais de 44°C que se fizeram sentir obrigaram a várias paragens para recuperar forças e pulmão :).
O percurso em si foi essencialmente por estrada de alcatrão, ainda que atravesse muitas zonas de cultivo (arrozais e imensos laranjais).
Com uma etapa mais rolante do que previsto, chegámos a Mogente mais de 2 horas antes do previsto. Sem perder muito tempo dirigimo-nos à polÃcia local para solicitar o acesso ao albergue municipal. Este é resumidamente um quarto de 4 camas em beliche que fica num piso de um prédio partilhado com uma série de associações locais que aà têm a sua sede. Não oferece grande conforto, mas é o suficiente para tomar um duche quente e dormir.
Estamos a partilhar o albergue com dois senhores alemães que estão a fazer o Caminho a pé, também já habituados a estas andanças (o senhor mais velho já vai no oitavo Caminho a pé, Via de la Plata incluida).
Amanhã esperam-nos “só” 85 km, pelo que depois de um jantar reconfortante vamos tratar do merecido descanso dos guerreiros!